Surgido recentemente, o Movimento Maker tem ganhado cada vez mais popularidade no meio educacional. Trata-se de um método de aprendizagem baseado no “ensinamento do fazer”, que se apóia em aspectos como cognição incorporada, aprendizado profundo, habilidades de raciocínio, confiança, criatividade e habilidades do século 21. Nos Estados Unidos, por exemplo, muitas escolas estão convertendo suas salas de aula ao método Maker, transformando seu espaço em um verdadeiro laboratório de inovação para os estudantes.

Ensinar o fazer não é tão simples quanto parece: é preciso que o professor compreenda as principais etapas do processo, as reações dos alunos, a sua postura e quais habilidades estão sendo ensinadas. Confira abaixo as 4 fases desse método inovador e entenda como ele funciona:

Fase 1: introdução
No início do processo, o educador deve esperar diferentes reações de seus alunos. Alguns ficarão animados; outros, assustados e nervosos. Há estudantes que se sentem confortáveis em meio a novas ideias, porém também há aqueles que não fazem ideia por onde começar. As principais habilidades desenvolvidas durante essa fase são: resolução de problemas, abertura às possibilidades, abstenção de julgamento, envolvimento com a ambigüidade e brainstorming.
Brainstorming é uma técnica utilizada para propor soluções a um problema específico. Consiste em uma reunião também chamada de tempestade de ideias, na qual os participantes devem ter liberdade de expor suas sugestões e debater sobre as contribuições dos colegas.

Fase 2: experimentação
Nessa etapa, surgirá uma maior interação dos alunos, que podem preferir trabalhar em silêncio ou discutir as ideias experimentadas. Alguns deles podem expressar desconforto conforme trabalham. As principais habilidades desenvolvidas são: pensamento ágil, pensamento crítico, reflexão, pesquisa, fazer conexões, comunicação.

Fase 3: prototipagem
Nesse momento, surgem as restrições de recursos e os alunos passam a ter que gerenciar os materiais e o tempo. Cabe ao professor ajudá-los nas suas escolhas e encontrar novas possibilidades. As principais habilidades desenvolvidas são: perseverança, gerenciamento de recursos, confiança, feedback, visão do trabalho como um processo, e o trabalho com a ambiguidade.

Fase 4: integrando o feedback
Nessa última fase, os alunos terão a oportunidade para refletir e compartilhar entre si o que fizeram durante o processo. É importante que, para finalizar, o professor mostre que o feedback é uma parte importante do processo do fazer, mostrando que obter um retorno do trabalho é fundamental para uma maior aprendizagem. As principais habilidades desenvolvidas pelos alunos são: comunicação, conhecimento aprofundado, abertura ao feedback, reflexão e pensamento crítico.